Sinal de alerta: sobe o número de casos de gripe aviária

As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem a condição do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou o registro de novos casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1).

Foram registrados 4 novos casos e o total passou para 57, dos quais 56 em aves silvestres e um foco em produção de subsistência, de criação doméstica. Além disso, outros casos estão sendo investigados.

Os focos confirmados estão nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem a condição do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)..

Exportações

As exportações de carne de frango (considerando produtos in natura e processados) atingiram 433,3 mil toneladas em maio de 2023, volume que supera em 0,9% o total embarcado no mesmo período de 2022, informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O presidente da entidade, Ricardo Santin, afirmou que o Brasil conseguiu se manter no patamar acima de 430 mil toneladas comercializadas, uma média mensal que vem ocorrendo ao longo de 2023 e que nunca foi vista pelo Brasil em anos anteriores, apesar da chegada da gripe aviária ao país.

Next Post

Últimas Notícias