Confederação da Agricultura e Pecuária prevê aumento de 2,5% do PIB do Agronegócio no Brasil

Perspectivas do setor para 2023 incluem pilar da infraestrutura logística no Novo Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal

De acordo com projeções da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio deve terminar o ano de 2023 com alta de 2,5% em relação a 2022. Segundo análise, o Governo Federal deve centralizar o pilar da infraestrutura logística no “Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.

O novo PAC incentiva o investimento privado e estimula o aumento do investimento público em infraestrutura, além de pleitear a remoção dos obstáculos burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos.

O agronegócio fechou 2022 com exportações recordes de US$ 159,1 bilhões, que mostra um crescimento de 32% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais compilados pela CNA, no Boletim de Comércio Exterior do Agronegócio.

 As projeções da confederação indicam que os investimentos, privados e/ou públicos compreendam os eixos de logística, incluindo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias; energia, com geração e transmissão de petróleo e gás; e o eixo urbano, contemplando habitação, saneamento e mobilidade urbana.

Fonte: Coletivo da Comunicação

Next Post

Últimas Notícias