3 Corações valoriza as mulheres no café e gera visibilidade para produtoras de grãos especiais

Reconhecido pela ONU, Projeto Florada tem 100% do lucro revertido e já impactou mais de 5 mil mulheres que cultivam cafés especiais de alta qualidade

A 3 Corações reconhece e valoriza as mulheres à frente do cultivo de cafés especiais no Brasil. O Projeto Florada apoia o trabalho das produtoras das diferentes regiões do país e já impactou mais de cinco mil mulheres, atestando a força e o impacto da atuação delas na cadeia de produção de cafés raros e de alta qualidade no país.

Lançado em 2017, o Projeto Florada recebeu destaque da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil Pacto Global (ODS 2019) pelo ciclo sustentável que gera visibilidade e renda para mulheres de 265 cidades, em 29 regiões cafeeiras do país.

Por meio do Concurso Florada Premiada, a marca seleciona microlotes de produtoras de café, compra e distribui os grãos especiais premiados revertendo 100% do lucro obtido. Em edições limitadas da linha de cafés especiais Rituais Florada Premiada, as embalagens estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café. Desde seu lançamento, já foram comercializadas mais de 280 toneladas de microlotes de cafés de alta qualidade (pontuação 84 a 90+ pontos).

“O Florada é uma iniciativa que valoriza e reconhece todas as produtoras de café do Brasil, são grãos carregados de histórias que vão além da xícara. Geramos visibilidade para mulheres empreendedoras, permitindo que os sonhos delas floresçam. É um projeto que transforma vidas. Tem muita verdade e muito respeito pelo grande trabalho envolvido, pelo cuidado e amor no cultivo dos grãos destes cafés tão especiais”, explica Patrícia Carvalho, Consultora de Cafés Especiais do Grupo 3corações e cafeicultora.

O Concurso Florada Premiada tem a parceria da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e é uma das iniciativas do ciclo sustentável do Projeto. Em sua 6ª edição, recebeu 1.168 inscrições de mulheres que cultivam cafés Arábica e Canéforas, em novembro de 2023, volume recorde de participantes.

Florada Premiada: capacitação e missão técnica internacional 

O Projeto Florada não apenas gera reconhecimento e renda para as mulheres cafeicultoras como aposta na capacitação delas. A plataforma gratuita Florada Educa dá acesso a conteúdos especializados e às melhores práticas no cultivo, materiais que contam com a coordenação de Silvio Leite, referência mundial em cafés especiais.

A premiação do concurso também prevê uma missão técnica internacional organizada pela 3 Corações para as cafeicultoras ganhadoras que, na última edição, visitou o ecossistema cafeicultor da Colômbia gerando conexões e muito conhecimento. A cobertura completa da Missão Florada na Colômbia pode ser acessada em:

Related Posts

A irrigação se faz nas chuvas

A irrigação se faz nas chuvas

Desde que o agricultor da antiguidade começou a ocupar as regiões tropicais do globo terrestre e nela desenvolver a agricultura,...

Next Post

Últimas Notícias