Socafé implanta o app MinhaSafra360 para automatizar e agilizar os processos de colheita

Software MinhaSafra360 facilitou o processo de acesso à safra dos clientes da Socafé e resultou em crescimento e automação

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a produção de grãos deve crescer em torno de 36,8% nos próximos dez anos, alcançando o total de 370,5 milhões de toneladas na safra entre 2031 e 2032, frente a um estudo voltado às projeções do agronegócio, e haverá ganhos de produtividade e o aumento de 17% para a área de grãos entre 2022 e 2032, com o acréscimo anual de 1,6%.

Entre os grãos que sugerem este crescimento, estão a soja, o sorgo e o milho, frente responsável pelo atendimento comercial da Socafé, e foi pensando no desenvolvimento do ramo, que em 2021, Waldemar Dias de Aguiar Santos, mais conhecido como Deco, sócio Diretor da empresa e o responsável por cuidar dos setores administrativo e TI da Socafé, decidiu escolher a solução MinhaSafra360 para acompanhar essa evolução.

“O produtor tem acesso ao saldo das movimentações, a todas as cargas e descargas que acontecem, porque ele recebe uma notificação no seu celular quando o caminhão entra e quando sai do armazém, dizendo que sua carga já foi embora. É tão descomplicado, que ele consegue ver até mesmo o peso que deu como, também, a parte de classificação dos grãos”, comenta Deco.

O app MinhaSafra360, software com o objetivo de facilitar a vida do produtor e do cerealista através da digitalização de contratos, contagem de safra, da classificação dos grãos, da comunicação entre produtor e cerealista e do acompanhamento do histórico de vendas dos produtos, está mudando a realidade da Socafé, empresa do Noroeste Paulista desde 1951, que comercializa grãos como soja, milho e sorgo, bem como a revenda de insumos seletos.

A solução está revolucionando o dia a dia do campo, além de facilitar o trabalho do produtor rural e melhorar seus resultados. O minhasafra360 foi desenvolvido pela AgroRaiz360 e conecta quem produz e quem compra.

A Socafé apostou na solução MinhaSafra360, principalmente pela facilidade de integração ao seu ERP, além do uso intuitivo e prático no dia a dia.

“Quando cheguei aqui, em 2008, todo o trabalho era feito manualmente, época em que recebíamos entre 200 a 300 mil volumes de sacas por ano; após 2021, e de toda evolução dos últimos anos, passamos a receber 2mi”, explica Deco.

A partir da implantação do ERP e do investimento em tecnologia, seus balanceiros são treinados em 1 hora para colocar o produtor para dentro do sistema.

“O caminhão chega na balança e o peso já sai no computador, que abre e depois fecha o ticket para o caminhoneiro ir embora; não há papéis tramitando por aí, por exemplo, com todas aquelas burocracias, a não ser o recibo que é dado para o produtor, o resto é tudo direto no sistema do MinhaSafra360”, afirma Deco.

O empresário ressalta que, se não fosse o MinhaSafra360, sua equipe não teria alcançado nem a metade dos lucros que já alcançou.

“O benefício que a gente tem com o aplicativo é enorme. Em torno de 500 fornecedores nossos utilizam o sistema hoje. A adesão foi muito boa, no começo eles resistiram, mas depois que viram os resultados, aceitaram ser incluídos, e o responsável por isso foi o boca a boca”, argumenta Deco, dizendo que quando a Socafé decidiu lançar o produto aos produtores e cerealistas (que são eles mesmos), o ponto inicial partiu dos empresários da região, que já tinham certa influência social no meio do agro.

“Antes era tudo feito via WhatsApp. Em 2021, antes de iniciarmos parceria com o MinhaSafra360, 70% da nossa safra estava fechada em contratos, tínhamos que ter uma pessoa só para ficar olhando o WhatsApp o dia inteiro para ter acesso a esses contratos, hoje em dia não mais”, ressalta o empresário.

Rapidez e simplicidade

Para Deco, rapidez e simplicidade são as duas características que o produtor rural mais busca na comercialização e seleção de grãos.

“O aplicativo MinhaSafra360 usa o nosso ERP como fonte de dados e tem acesso ao pessoal técnico para redimir dúvidas; o sistema não tem problemas de queda, é de fácil implantação e roda de forma praticamente autônoma”, reitera.

O executivo complementa que além de o software atender o produtor, está disponível, também, para a ala administrativa.

“Eu tenho um time de compradores que fica andando no campo conversando com os produtores e visitando os fornecedores, que são os nossos clientes. A grande intenção desses clientes é ver o saldo, por exemplo, o valor atual da soja e etc. Antes, eles tinham que me enviar essas dúvidas pelo WhatsApp ou ligar para o escritório para saber. Nisso, a nossa tarefa era puxar no sistema, para gerar um relatório no PDF e, ao final, enviar o PDF para o WhatsApp desse cliente. Hoje, o cliente tem o próprio acesso, coleta os dados do produtor e consegue a informação.”

“Depois disso, ele mesmo entra no aplicativo e na tela do celular ou do computador, tem acesso ao seu saldo e ainda à possibilidade de colocar o preço total do kg do grão, direto no sistema. Recebemos, atualmente, mais ou menos um milhão e meio de sacas por ano de soja”, destaca Deco.

Benefícios da solução MinhaSafra360 para a Socafé

  • Rapidez e simplicidade;
  • Interface simples com o ERP da empresa;
  • Fácil implantação;
  • Intuitivo;
  • Aumento no volume de negócios em 30%;
  • Redução de custos com atendimento comercial em 70%;
  • Redução de erros e retrabalho em 30%;
  • Geração de relatórios para a área administrativa, comercial e de produção;
  • Coleta de dados para acesso à informação rápida, saldos, preço, quantidade, entre outras;
  • Mobilidade

O Sistema MinhaSafra360

MinhaSafra360, um sistema desenvolvido pela Agroraiz360, exclusivamente para auxiliar em todas as etapas que envolvem comercialização de grãos, ajudando na gestão e facilitando a comunicação entre cerealistas/cooperativas com produtores rurais, composto por sistema web de gestão MinhaSafra360, app Cerealista/Cooperativa e app do Produtor.

O sistema MinhaSafra360 apresenta disponibilidade em nuvem, através de integração por API, que visa a permissão dos serviços prestados pelo aplicativo de se comunicar com outros serviços.

As empresas voltadas para o agro poderão liberar o produtor através do usuário administrativo, após a criação de um cadastro e perfil, em que o sistema e suas funcionalidades ficarão disponíveis; para isso, um material será enviado, para apoio na correta utilização da solução.

Next Post

Últimas Notícias