Seguro rural deve avançar para proteger o agronegócio

A seguradora FF Seguros registrou crescimento de 23% dos produtos de seguro patrimonial e de penhor rural

O agronegócio brasileiro está sendo desafiado pela incidência sucessiva de fenômenos El Niño e La Niña nas últimas safras, com redução dos períodos de trégua proporcionada por anos de neutralidade climática.

As dificuldades impostas pelo El Niño já impactaram negativamente nas lavouras e o cenário adverso pode ter continuidade, com a estimativa de início do fenômeno La Niña no segundo semestre de 2024.

De acordo com o diretor de agronegócios da FF Seguros, Fabio Damasceno, o balanço do ano de 2023 é marcado pela busca por resiliência e adaptação.

“Todos os stakeholders têm a percepção de que haverá maior frequência dos eventos climáticos extremos. As conversas são pautadas pela necessidade de melhores estratégias de dispersão dos produtos e de maior discussão sobre taxas, valores segurados e franquias durante as contratações”, resume Damasceno.

No entanto, apesar do contexto de mercado desafiador, a divisão de agronegócios da FF Seguros conquistou resultados positivos, com destaque para o crescimento das contratações de seguro patrimonial rural e de penhor rural em 2023.

Juntas, essas duas modalidades tiveram um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, somando R$ 103,9 milhões em volume de prêmios emitidos.

A divisão agrícola da seguradora, que se destaca no mercado de seguro rural com a oferta de vários produtos para proteger atividades da agricultura e pecuária, totalizou R$ 140,3 milhões em prêmios no ano de 2023.

“Tivemos um crescimento das contratações consistente ao longo do ano e com boa dispersão em diferentes regiões. Isso mostra que as modalidades de seguro patrimonial e de penhor rural vêm sendo mais valorizadas pelos produtores, principalmente para proteger benfeitorias, com o aumento da percepção dos riscos de vendavais e de incêndios que danificam silos”, comenta o gerente comercial de agronegócio da FF Seguros, Diego Caputo.

Segundo ele, as duas modalidades atualmente respondem por mais de 70% da carteira de agronegócio da seguradora em 2023.

“Essa evolução resulta da credibilidade financeira da FF Seguros e dos diferenciais dos nossos produtos. Hoje temos os produtos mais completos do mercado e a cobertura de benfeitorias passou a ter maior representatividade na nossa carteira”, diz Caputo.

Perspectivas

A FF Seguros realizou investimentos em melhorias de softwares, hardwares e gestão de pessoas e implementou uma nova esteira de aprovações de propostas de seguros que reforça a política de responsabilidade socioambiental da companhia.

A inovação terá continuidade: no momento, as equipes da FF Seguros trabalham na ideação de uma exclusiva plataforma completa.

“Uma das grandes novidades que teremos em 2024 será o lançamento de um novo sistema, que será uma solução integrada para acompanhar toda a jornada do nosso cliente, desde a cotação solicitada por um produtor, até uma possível vistoria de sinistro e indenização”, revela Damasceno.

“Vamos operar com mais agilidade e em novos canais, visando atender produtores e corretores de acordo com a jornada de cada cliente.”

Related Posts

A irrigação se faz nas chuvas

A irrigação se faz nas chuvas

Desde que o agricultor da antiguidade começou a ocupar as regiões tropicais do globo terrestre e nela desenvolver a agricultura,...

Next Post

Últimas Notícias