Qualcomm e São Martinho juntas em projetos para implementar soluções tecnológicas para o agronegócio

Colaboração visa avaliar o uso de tecnologias como 5G e Inteligência Artificial na borda para aumentar a produtividade no setor agrícola

A São Martinho e a Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (“Qualcomm Brasil”) colaboram para avaliar o uso da tecnologia 5G para aprimorar os processos agroindustriais.

Com a expertise de uma das maiores companhias sucroenergéticas do Brasil, e usando inovações de ponta da Qualcomm Technologies Inc., a colaboração pretende implementar soluções digitais para o agronegócio com foco em produtividade, eficiência operacional, segurança e sustentabilidade.

A São Martinho é pioneira em smart-farming para cana-de-açúcar, com cobertura 4G e 5G em sua usina localizada na cidade de Pradópolis (São Paulo).

A sua principal unidade, a Usina São Martinho, é a maior processadora de cana do mundo, com capacidade de moer até 10 milhões de toneladas por safra, o que faz dela um local ideal para escalar soluções deste tipo.

A Qualcomm explorará a forma como sistemas baseados em uma superposição de tecnologias como 5G e AI poderão produzir avanços tecnológicos para empresas do agronegócio, visando especialmente a produtividade.

A São Martinho, com sua vasta experiência no setor sucroenergético, apoiará com o seu conhecimento agrícola, operativo e industrial para que as potenciais soluções ajudem a efetivamente solucionar os desafios do setor.

Alguns destes desafios mapeados visam monitorar e estimar o crescimento e a produtividade das plantas, detectar sinais preliminares de ameaça à lavoura, melhorar as análises de solo e clima, otimizar aspectos logísticos e industriais, entre outras.

As aplicações que estão sendo planejadas contemplam o uso de câmeras, drones, rovers, sensores e outros equipamentos que, baseados nos produtos da Qualcomm Technologies, podem coletar dados, aprender padrões e fornecer informações para o aprimoramento dos diversos processos.

Além de contribuir com a expertise agrícola, a São Martinho poderá disponibilizar a parceiros acesso ao ambiente operacional da Usina, aos profissionais capacitados da companhia e aos dados históricos e em tempo real de suas operações para facilitar por exemplo o desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial.

A São Martinho espera que os primeiros projetos se iniciem ainda este ano no Centro de Inovação São Martinho, um ambiente baseado no modelo de inovação aberta e focado no desenvolvimento de soluções digitais, localizado na Usina São Martinho, em Pradópolis (SP).

“Reforçando o histórico de inovação e pioneirismo da São Martinho, referência na produção do açúcar, biocombustível e energia renovável a partir da cana-de-açúcar, buscamos acessar o que há de mais avançado em termos de tecnologias habilitadoras para continuarmos construindo um futuro que nos permita sonhar com o impossível. A agricultura de ultra precisão dependerá da adoção racional dessas novas tecnologias e o acordo com a Qualcomm Brasil traz não só este foco, como uma grande sinergia com a busca por eficiência em nossos processos”, conclui Fabio Venturelli, Presidente da São Martinho.

“Estamos analisando o uso de nossa tecnologia para identificar modelos de AI e soluções que possam permitir que o setor dê um salto de produtividade pela maior automação, previsibilidade e visibilidade na operação agrícola”, explica Leonardo Finizola, Diretor de Vendas da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

“A colaboração com um grupo inovador como a São Martinho tem o potencial de permitir que o desenvolvimento tecnológico no ecossistema atenda às necessidades específicas do agronegócio brasileiro, fomentando a inovação e o aprimoramento dos processos de logística e de produção no campo e na indústria”, conclui Luiz Tonisi, Vice-Presidente, Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm América Latina.

Para a São Martinho, trabalhar com a Qualcomm Brasil marca mais um importante passo na sua jornada de inovação e transformação digital a partir do seu Centro de Inovação, um local para experimentação, exploração e execução de projetos habilitados por conectividade e dados no coração de seu ambiente agroindustrial.

Related Posts

A irrigação se faz nas chuvas

A irrigação se faz nas chuvas

Desde que o agricultor da antiguidade começou a ocupar as regiões tropicais do globo terrestre e nela desenvolver a agricultura,...

Next Post

Últimas Notícias