De acordo com projeções da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o PIB do agronegócio deve terminar o ano de 2023 com alta de 2,5% em relação a 2022. Segundo análise, o Governo Federal deve centralizar o pilar da infraestrutura logística no “Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.
O novo PAC incentiva o investimento privado e estimula o aumento do investimento público em infraestrutura, além de pleitear a remoção dos obstáculos burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos.
O agronegócio fechou 2022 com exportações recordes de US$ 159,1 bilhões, que mostra um crescimento de 32% em relação ao ano anterior, segundo dados oficiais compilados pela CNA, no Boletim de Comércio Exterior do Agronegócio.
As projeções da confederação indicam que os investimentos, privados e/ou públicos compreendam os eixos de logística, incluindo rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias; energia, com geração e transmissão de petróleo e gás; e o eixo urbano, contemplando habitação, saneamento e mobilidade urbana.
Fonte: Coletivo da Comunicação