Brasil, EUA e Índia lançarão Aliança Global para os Biocombustíveis

O anúncio desta aliança deverá reunir outros líderes durante evento paralelo à cúpula do G20 em Nova Deli

Três grandes players mundiais deverão se unir para lançar uma Aliança Global focada no fomento dos biocombustíveis em escala mundial: Brasil, Índia e Estados Unidos. O anúncio desta aliança deverá reunir outros líderes durante evento paralelo à cúpula do G20 em Nova Deli.

A expectativa é de que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Joe Biden (EUA) e o primeiro-ministro Narendra Modi (Índia) lancem a aliança num evento provavelmente no dia 10 de setembro, talvez com mais líderes do G20.

A aliança, que vai atrair mais países, busca acelerar a implantação de biocombustíveis sustentáveis em apoio à transição energética global. Isso passa pela ampliação da cooperação técnica e tecnológica para a expansão do etanol e biodiesel e ‘oferecer ao mundo uma proposta concreta e imediata de descarbonização do setor de transportes’.

Os Estados Unidos são, atualmente, o maior produtor mundial de etanol, o qual é fabricado a partir de milho no país norte-americano. Já o Brasil é o maior produtor do planeta de etanol produzido a partir de cana-de-açúcar. Além disso, possui, há anos, uma política sólida de focada ao fomento do etanol na matriz energética. No país, esse biocombustível é usado para abastecer diretamente os veículos flex nos postos de combustíveis (etanol hidratado) e também é misturado à gasolina (etanol anidro).

Outro grande produtor mundial de cana-de-açúcar é a Índia. Neste país asiático, quase toda produção canavieira é destinada à fabricação de açúcar, mas já começou a investir na oportunidade criada pela produção de etanol a partir da cana-de-açúcar. Com a Aliança, a Índia deverá anunciar metas ambiciosas de aumento do uso do etanol na matriz energética do país.

Next Post

Últimas Notícias