8 dicas para o preparo do solo para plantação de algodão

O Brasil deverá produzir 13,550 milhões de fardos na temporada 2023/2024

A produção de algodão do Brasil deverá totalizar 13,550 milhões de fardos na temporada 2023/2024 (agosto de 2023 a julho de 2024), um avanço sobre a estimativa revisada da temporada 2022/2023, que ficou em 13,2 milhões de fardos.

As informações são do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A área foi estimada em 1,690 milhão de hectares, ante 1,650 milhão na temporada 2022/2023.

Para o futuro há a possibilidade que o setor algodoeiro brasileiro eleve ainda mais sua plantação de algodão e faça o país alcançar posições mais altas dentro do cenário mundial.

Mas como isso será possível? Sessenta por cento de toda a plantação de algodão no Brasil é de segunda safra, ou seja, colhemos a soja e plantamos o algodão. Nenhum outro lugar do mundo tem essa capacidade.

Mas, para manter os altos níveis de produtividade e conquistar mercado, a plantação de algodão requer atenção especial em todos seus detalhes, principalmente quanto ao preparo do solo.

Com base nisso, elencamos 8 dicas e recomendações que vão ajudar você a otimizar a plantação do algodão em suas lavouras.

  1. Priorize os cuidados com as características da área e rotação de culturas
  2. Realize o plantio no limpo
  3. Preparo e correção do solo para plantação de algodão
  4. Cuidados com a adubação na plantação de algodão
  5. Faça a correta escolha da semente
  6. Priorize espaçamentos adequados para a cultura do algodão
  7. Defina a época certa para plantação de algodão
  8. Planejamento: Parte fundamental para maior produção de algodão

Ao planejar todas as atividades você, como responsável pela plantação de algodão, terá a capacidade de conhecer quais são seus principais custos e necessidades. Isso torna a sua tomada de decisão mais efetiva, do preparo do solo para plantio à comercialização.

Para esse planejamento, é de fundamental importância que você tenha todos os processos e informações devidamente registrados. O uso de um sistema de gestão torna-se interessante neste contexto.

(Fonte: Plataforma Agrointeli)

Next Post

Últimas Notícias