A Unidade São Martinho (USM), em Pradópolis-SP, maior processadora mundial de cana-de-açúcar, é também a primeira produtora de etanol de cana-de-açúcar em todo o mundo a conquistar a certificação ISCC CORSIA Low LUC Risk.
Isso significa que o etanol produzido ali é livre da emissão de gases do efeito estufa relacionada ao uso do solo – iLUC, na expressão em inglês, que se refere ao Impacto Direto do Uso da Terra. O conceito está ligado a intervenções no solo, como desmatamento ou conversão de terras agrícolas, que podem ocorrer quando áreas significativas de terra são deslocadas para a produção de matérias-primas para biocombustíveis.
Com a certificação, a Unidade São Martinho se torna apta a fornecer etanol de cana com intensidade de carbono reduzida para a produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF). A empresa também passa a contar com a maior área certificada no Brasil sob este escopo do ISCC – International Sustainability and Carbonos Certification
“O sistema certifica cadeias de suprimentos sustentáveis, rastreáveis, livres de desmatamento e favoráveis ao clima, reforçando o compromisso da São Martinho com a sustentabilidade e com a transição energética para uma economia de baixo carbono”, destaca Luís Gustavo Teixeira, diretor Agrícola e de Tecnologia da São Martinho.
O diretor explica, ainda, que a certificação é uma forma de demonstrar a preocupação com práticas inovadoras e sustentáveis que contribuem para a promoção de uma agricultura regenerativa, de baixo impacto e alto rendimento, e ainda para a descarbonização da indústria de aviação.