Orplana cobra inclusão de produtores de cana em políticas públicas

Reivindicação foi feita pelo presidente da organização, Gustavo Rattes, durante a 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) reivindicou, durante a 24ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, que os produtores de cana sejam reconhecidos e integrados em políticas públicas. 

A conferência foi realizada em São Paulo nos dias 21 e 22 de outubro. O presidente da organização, Gustavo Rattes, participou de dois momentos: a cerimônia de abertura e o “Painel dos Presidentes – A regulação do setor”, em que debateu sobre a importância de uma regulação sustentável para o setor de açúcar e etanol.

Ele argumentou que a inclusão dos produtores em políticas públicas é de vital importância não apenas para a agricultura, mas também para a justiça social e a competitividade do Brasil no mercado global, considerando que 40% da cana destinada à produção de etanol provém de produtores independentes. “Precisamos de políticas que reconheçam e integrem o produtor rural. Se unirmos esforços entre produtores e indústrias, poderemos construir um Brasil mais justo e competitivo”.

Além de Rattes, o CEO da Orplana, José Guilherme Nogueira, participou do painel que abordou a safra 2024/2025 e as perspectivas para 2025/2026, destacando os desafios enfrentados pela indústria devido à seca e os incêndios que impactaram as lavouras.

A 24ª Conferência Internacional DATAGRO reuniu autoridades, empresários e especialistas, promovendo um espaço para discutir questões urgentes relacionadas à sustentabilidade, mercado e novas tecnologias no setor de biocombustíveis, além de reafirmar que a colaboração entre produtores e indústrias é fundamental para fortalecer o setor de etanol e impulsionar um futuro mais sustentável.

Related Posts

Next Post

Últimas Notícias