Novidades em Inteligência Artificial ajudam agricultores a produzir mais e com sustentabilidade

Tecnologia inclui recomendações de manejo, de soluções biológicas a serem utilizadas e fornece dados climáticos para otimizar operações no campo

A Inteligência Artificial (IA) já contribui de forma consistente para o sucesso da agricultura.

A tecnologia oferece suporte técnico aos produtores rurais para que conheçam melhor suas propriedades e, a partir daí, usem os produtos biológicos mais indicados para as necessidades específicas, seja em termos de manejo de pragas, melhoria da fertilidade do solo ou desenvolvimento e nutrição de plantas, para elevar os patamares de produtividade da lavoura.

Uma das novidades é oferecida pela Biotrop, empresa brasileira referência em tecnologias biológicas e naturais para a agricultura, e que lidera a inovação no setor. “Nossa primeira IA está ligada ao serviço da Biotrop de análises metagenômicas de solo, o Agrobiota, que pesquisa a microbiota da área e proporciona aos agricultores dados essenciais para o seu negócio. A análise revela detalhes sobre os microrganismos presentes no solo, entendendo como interagem e influenciam a saúde e a nutrição das plantas”, explica Samuel Galvão Elias, coordenador de bioinformática da Biotrop.

Devidamente interpretados, os dados são disponibilizados aos agricultores em uma plataforma específica da empresa, que inclui recomendações de manejo e das soluções biológicas mais adequadas. “Na prática, nossa ferramenta de IA é capaz de gerar uma interpretação altamente informativa e sintética, para tomada de decisão de maneira mais acurada e inteligente”, ressalta Elias.

Essa é a primeira de diversas tecnologias com base em Inteligência Artificial em testes pela Biotrop. “Como líderes de mercado, buscamos estar à frente da modernização tecnológica, utilizando a IA como propulsor desse processo. Agregar mais essa tecnologia amplia o leque de opções dos nossos clientes agricultores, ajudando-os a potencializar a produção e a rentabilidade, e da maneira mais sustentável possível”.

IBM e NASA

Já a IBM anunciou um novo modelo fundacional de Inteligência Artificial (IA) para uma variedade de casos de uso de clima e tempo, disponível em código aberto para as comunidades científica, de desenvolvedores e empresas, como as do agronegócio. Desenvolvido pela IBM e pela NASA, com contribuições do Oak Ridge National Laboratory, o modelo oferece uma maneira flexível e escalável de abordar uma variedade de desafios climáticos de curto prazo, bem como realizar projeções climáticas de longo prazo.

Este modelo foi pré-treinado por 40 anos com base nos dados de observação da Terra da Modern-Era Retrospective analysis for Research and Applications, version 2 (MERRA-2) da NASA. Como um modelo de base, ele tem uma arquitetura única que permite que seja ajustado para escalas globais, regionais e locais. Essa flexibilidade o torna adequado para uma variedade de estudos meteorológicos.

Devido ao seu sistema de design e treinamento exclusivo, o modelo fundacional meteorológico e climático pode abordar muito mais usos do que os modelos meteorológicos de IA existentes.

“Conduzir as ciências da Terra da NASA para o benefício da humanidade significa oferecer ciência prática de maneiras que são úteis para pessoas, organizações e comunidades. As mudanças rápidas que estamos testemunhando em nosso planeta demandam essa estratégia para enfrentar a urgência do momento”, diz Karen St. Germain, diretora da Divisão de Ciência da Terra na Diretoria de Missão Científica da NASA. “O modelo de fundação da NASA nos ajudará a produzir uma ferramenta que as pessoas possam usar: projeções climáticas, sazonais e meteorológicas para ajudar a fundamentar decisões sobre como preparar, responder e mitigar.”

Prêmio de inovação

As inovações em Inteligência Artificial já rendem o reconhecimento do mercado. A Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, é a vencedora do Prêmio de Inovação no prestigiado Current 2024 Awards, um dos maiores eventos globais de inovação em tecnologia e streaming de dados. A cerimônia ocorreu em Austin, Texas, e contou com a presença do CTO da empresa, Henrique Nomura, e do arquiteto de software, Leonardo Stabile.

A conquista deste prêmio posiciona a Solinftec como a primeira empresa da América Latina a ser reconhecida nessa categoria, que já foi vencida por gigantes da tecnologia, como NASA, Uber, LinkedIn, Walmart e o US Postal Service. A premiação reforça a posição da Solinftec como líder global em inovação tecnológica no agronegócio e destaca sua capacidade de competir com as maiores bigtechs do mundo.

“Este prêmio é extremamente significativo para nós. Ele mostra que a Solinftec não é apenas referência em tecnologia para o agro, mas também um player relevante no cenário global de inovação, desenvolvendo produtos que são verdadeiramente disruptivos”, afirma Henrique Nomura, CTO da Solinftec. “Competir e vencer ao lado de empresas de renome global demonstra nossa força tecnológica e nossa capacidade de transformar o futuro da agricultura.”

Related Posts

Next Post

Últimas Notícias