Frigoríficos brasileiros anunciam suspensão de vendas de carne ao Carrefour e empresas do grupo

Decisão veio depois de declaração do CEO do grupo na França, Alexandre Bompard, de que não comercializaria mais carne proveniente do Mercosul

Alguns dos maiores frigoríficos brasileiros anunciaram, na última sexta-feira (22) à noite, que paralisaram o fornecimento de carne bovina e derivados para lojas da rede Carrefour no Brasil.

A decisão veio após a declaração do CEO do Carrefour, na França, Alexandre Bompard, de que o grupo deixaria de comercializar, na França, proteína animal advinda dos países do Mercosul, em apoio a agricultores franceses que protestaram contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

A suspensão das entregas dos frigoríficos vale, também, para outras empresas do grupo – o Atacadão e o Sam’s Club. O boicote, que é apoiado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, deve incluir, ainda, a carne de frango.

Entidades representantes do agro brasileiro disseram, em nota, que, apesar da declaração de Bompard citar apenas as lojas francesas, se a carne brasileira não serve para os franceses, não serve para abastecer o Carrefour em nenhum outro país. Elas aguardam uma retratação de Bompard.

Consumidores relatam que a carne já começa a faltar, o que foi negado pelo Carrefour – que, também por meio de nota, alegou que a informação é improcedente e que não há desabastecimento nas lojas.

Segunda polêmica

Essa foi o segundo caso envolvendo declarações negativas a respeito do agro brasileiro em um mês. Em outubro, o diretor financeiro da Danone, Jurgen Esser, afirmou que a companhia não utilizaria mais a soja, principal insumo para a produção de leite, cultivada em áreas desmatadas, incluindo o Brasil.

Após a reação de produtores brasileiros, a Danone emitiu uma nota afirmando que as compras continuavam normalmente.

Related Posts

Últimas Notícias