Carrefour se retrata e frigoríficos brasileiros devem retomar fornecimento de carne

Suspensão havia ocorrido após o CEO da rede na França dizer que não compraria mais o produto dos países do Mercosul

A rede Carrefour publicou, nesta terça-feira (26) pela manhã, uma carta pela qual se retrata sobre as declarações de seu CEO na França, Alexandre Bompard, de que as lojas francesas não venderiam mais carne importada do Mercosul. Com isso, o fornecimento de carnes pelos frigoríficos brasileiros deverá ser retomado.

A declaração havia sido dada na última sexta (22), sob alegação de que o produto brasileiro não é sustentável. Bompard apoia os protestos de agricultores franceses contra a proposta de acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que temem perder competitividade.

Os frigoríficos brasileiros reagiram imediatamente. Grandes marcas, como JBS, Marfrig, entre outras, suspenderam a entrega de carne ao Carrefour no Brasil e outras marcas da rede – Atacadão e Sam’s Club. Segundo a Associação Brasileira dos Exportadores de Carne (Abiec), se não servia para os franceses, a carne também não servia para as lojas brasileiras da rede.

A suspensão foi apoiada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Apesar de o Carrefour ter negado, a carne bovina começou a faltar nas prateleiras. Nessa segunda-feira, o ministro da Agricultura. Carlos Fávaro, havia anunciado que o boicoite incluiria, também, o frango.

Na carta de retratação, o Carrefour afirmou lamentar que sua interpretação fosse encarada dessa maneira, a ponto de colocar em risco a parceria com a agricultura brasileira. Também foi formalizado um pedido de desculpas ao Ministério da Agricultura.

Related Posts

Últimas Notícias