O dia 21 de outubro foi marcado por debates e premiações para o setor do agronegócio brasileiro. Após uma tarde intensa de diálogo sobre os desafios tributários e econômicos no cenário do agro nacional, o Agro World Fórum 2025 trouxe reflexões sobre os impactos do tarifaço e como isso pode redefinir o futuro do agro nacional. Fechando com chave de ouro, a noite foi realizada a cerimônia de premiação do Líderes do Agronegócio 2025, reconhecendo os maiores players do setor. Ambos eventos foram promovidos pelo Grupo Mídia, no Hotel JP Ribeirão Preto.
Agro World Fórum 2025
Na abertura do evento, Edmilson Caparelli, presidente do Grupo Mídia e CEO da Axys Technology, ressaltou o papel estratégico do Fórum. “O Agro World Fórum 2025 tem como propósito fomentar o debate sobre temas que afetam o desenvolvimento do nosso país. O tarifaço e todas as mudanças que dele se originam, impactam toda a cadeia produtiva da economia brasileira. É por isso que reunimos especialistas de grande importância para o setor”, afirma.
Além disso, prestigiando o evento, o ex-prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Duarte Nogueira, fez sua contribuição destacando a resiliência do Agro brasileiro e enfatizando que o tarifaço é mais um desafio que logo será superado.
Em seguida, os debates consolidaram um espaço essencial de diálogo e articulação entre empresários, cooperativas e entidades do setor produtivo.
Primeiro painel: “O tarifaço e o Brasil: impactos na economia, cadeia produtiva e comércio exterior”

Estiveram presentes o moderador André Ricardo Passos de Souza, Sócio-fundador do Passos e Sticca Advogados Associados, o PSAA, professor na Fundação Getúlio Vargas, FGV e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ e os debatedores:
- Marcos Antonio Matos, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).
- Evandro Grilli, diretor executivo e sócio da Brasil Salomão Advocacia.
- Gino Paulucci Junior, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ/SINDIMAQ.
- Sérgio Bortolozzo, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB).
- Mário Antônio Biral, superintendente do SENAR-SP.
Segundo painel: “Competitividade no campo: estratégias para produzir e exportar em cenário de altos custos”

Subiram ao palco o moderador João Pedro Cury, CEO do Grupo Santa Clara Agrociência e os debatedores:
- José Augusto Prado Veiga, CEO da Usina Açucareira Guaíra.
- João Carlos Marchesan, primeiro vice-presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.
- Maurílio Biagi, presidente do Grupo Maubisa e de Honra da Agrishow.
- Sérgio Bortolozzo, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Líderes do Agronegócio 2025
O Grupo Mídia, por meio do ecossistema Agro World, promoveu a segunda edição do Prêmio Líderes do Agronegócio, que homenageou os grandes destaques do setor em 20 categorias, com três ganhadores em cada uma delas.
Clique aqui para conferir as fotos do evento
O evento reuniu empresas, associações, indústrias, cooperativas e demais organizações que foram protagonistas no agro brasileiro durante os últimos 12 meses e reconheceu os maiores players por sua contribuição à inovação, sustentabilidade e competitividade do setor.
A escolha dos premiados seguiu dois critérios: a votação aberta no site oficial do prêmio e uma pesquisa de mercado conduzida pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. Ao todo, foram 60 homenageados, não havendo ranking entre eles.
“Mais do que uma homenagem, o Líderes do Agro representa um marco de valorização das instituições que constroem o futuro do setor. Ao reconhecer esses profissionais, reforçamos a importância de um agro inovador, competitivo e comprometido com o desenvolvimento do Brasil”, revela Edmilson Caparelli, presidente do Grupo Mídia e CEO da Axys Technology.
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, também prestigiou a premiação. Seu discurso saudou Edmilson Caparelli e o Grupo Mídia enquanto catalisadores de encontros relevantes para o agronegócio e evidenciou o papel fundamental de Ribeirão enquanto sede do evento. “É inegável que Ribeirão Preto é uma cidade vocacionada que vive e que pulsa o Agro”, disse.
Confira aqui a lista completa de vencedores do Prêmio Líderes do Agronegócio 2025
Homenagens

Um dos momentos especiais da noite foi o Momento Quem Realiza, apresentado por Edmilson Caparelli, presidente do Grupo Mídia. Nesta edição, o convidado especial foi Leonardo Sodré, CEO do Grupo GIROAgro.
O empresário compartilhou experiências e aprendizados de sua trajetória à frente da instituição. Abordou sobre o crescimento da GIROAgro, que hoje é um grupo multissetorial, e destacou a importância de “gerar valor no agronegócio” a partir de pessoas, inovação e propósito.
E o maior destaque da noite foi para a TOTVS, eleita Líder do Ano por sua atuação estratégica no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio, representada por Fabrício Orrigo, Diretor de Produtos do segmento agro da instituição.
Ecossistema Agro World
Lançado em 2023, o ecossistema Agro World engloba a revista e o portal Agro World, o Agro Energy Fórum e as premiações 100 Mais Influentes do Agronegócio e Líderes do Agronegócio. A plataforma é voltada exclusivamente a tomadores de decisão e C-levels de toda a cadeia produtiva do agro.