A boa primeira impressão

Por Renata Santos, jornalista especialista em Comunicação e oratória, diretora-pedagógica da Escola GMA

Quem nunca se deparou com a famosa frase “A primeira impressão é a que fica”? Uma pesquisa dos psicólogos Alexander Todorov e Janine Willis, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, afirma que as pessoas levam exatos sete segundos para formar uma primeira impressão. Como transmitir uma imagem positiva em tão pouco tempo, muitas vezes sem mesmo abrir a boca?

O fato é que a postura, os gestos, as expressões faciais e o contato visual demonstram muito a respeito de nós, sendo fundamental que cada um deles seja utilizado de forma assertiva para impactar de forma positiva nossos relacionamentos interpessoais e futuras conexões.

A autora e palestrante Deborah King dizia que: “A sua postura fala mais alto do que as suas palavras. Mantenha-se ereto e confiante.” A forma como você se expressa pode qualificar ou desqualificar sua imagem de confiança.

No processo de comunicação, uma postura firme, ombros alinhados e um andar tranquilo demonstram segurança e incentivam as pessoas a confiarem em você. Use os gestos de forma equilibrada para enfatizar uma ideia, ilustrar um fato ou mesmo complementar uma informação sobre algo que não foi dito.

O emprego do olhar é uma das ferramentas mais poderosas de conexão. Portanto, fale olhando nos olhos das pessoas, demonstre interesse pelas expressões faciais e sorria.

Adotando uma posição estratégica, é possível manter, mudar ou mesmo disfarçar nosso estado de espírito, desde que ocorra um alinhamento entre a comunicação verbal e não verbal. Muito além de causar uma boa primeira impressão, precisamos estar atentos e agir de forma consciente sobre aquilo que nosso corpo diz. Afinal, muitas coisas que dizemos não saem de nossa boca.

Related Posts

Next Post

Últimas Notícias