Os 100 anos do etanol no Brasil serão comemorados na 24ª Conferência Internacional Datagro, que será realizada nestas segunda e terça-feiras (21 e 22/10), no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, em formato híbrido – com participação online também disponível.
Mais de 1.200 pessoas são esperadas para o evento nos dois dias de programação. Haverá palestras e painéis sobre perspectivas para a safra 20225/26, novos mercados para o etanol – SAF, e-methanol, biobunker e plásticos –, papel da bioeletricidade, evolução tecnológica no setor sucroenergético, visão das usinas sobre novos mercados, etanol de milho, entre outros assuntos.
Considerado um dos principais eventos do setor bioenergético do Brasil, a conferência vai celebrar o centenário da primeira experiência com etanol produzido a partir da cana-de-açúcar no país.
Registros demonstram que, em 1924, o combustível era produzido, em caráter experimental, na Usina São José da Lage, em Alagoas. Nessa mesma época, um veículo Ford de quatro cilindros teria sido abastecido com etanol para participar de uma competição no Rio de Janeiro – experiência incentivada pelo governo brasileiro, por meio da Estação Experimental de Combustíveis de Minérios (EECM), para reduzir a dependência de gasolina importada.
O uso do etanol no Brasil ganharia mesmo um grande impulso a partir da década de 1970, com o Proálcool, programa criado para incentivar investimentos na produção e distribuição como estratégia para enfrentar a crise internacional do petróleo.
A tecnologia desenvolvida por pesquisadores e pela iniciativa privada chama a atenção de diversos países, que buscam no etanol brasileiro uma alternativa para o cumprimento dos protocolos ambientais que preveem a redução da emissão de poluentes na atmosfera – fundamental para o controle do aquecimento global.
Essas e outras perspectivas serão debatidas na conferência por autoridades políticas, cientistas, empresários, executivos de usina. Mais informações podem ser consultadas no site do evento: https://www.datagroconferences.com/