Filha de produtores rurais, Larissa Marchinhak,25 anos, morou no interior dos quatro aos 14 anos e, ao longo desse período, ajudou seus pais nos serviços da agricultura familiar.
“Sempre gostei da lida no campo! Já trabalhei em indústria, tanto no setor produtivo quanto administrativo, tive uma boa experiência nesses serviços e me formei em Processos Gerenciais. Mas a paixão pelo agro sempre gritou mais forte em mim”, destacou a jovem que se formou no curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil, no último sábado, 4 de maio, no polo de Canoinhas.
A formação é ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município e região.
Larissa, que atualmente é vendedora externa de implementos agrícolas na Agrisser, conta que por muito tempo procurou um curso voltado à agricultura para ampliar conhecimentos e trabalhar no ramo.
“Sempre comento que saí do interior, mas o interior não saiu de mim. O curso Técnico em Agronegócio foi perfeito! Morava em Jaraguá do Sul, participava das aulas a distância durante a semana e, aos sábados, acompanhava presencialmente, em Canoinhas. Essa formação contribuiu com muitas oportunidades, experiências e conhecimentos – algo que ninguém poderá nos tirar e que levarei para a vida toda”.
A colação de grau foi conduzida pelo vice-presidente regional da Faesc, Francisco Eraldo Konkol,e teve como anfitrião o presidente do Sindicato Rural de Canoinhas, Edmilson Luiz Verka. Também estiveram presentes a supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss,a secretária do polo e paraninfa da turmaSabrine Suzan Verka,lideranças, professores, demais profissionais envolvidos no curso e familiares dos formandos.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, mandou mensagem cumprimentando os novos profissionais e realçou que a formação auxilia no reconhecimento da realidade do meio rural, identificando as principais potencialidades, limitações e desafios nas diferentes cadeias produtivas.
“Esse curso é fundamental para a modernização do setor e também para a ampliação da produtividade, renda e qualidade de vida no campo”, frisou o dirigente ao ressaltar que os técnicos saem preparados para atuar em propriedades e empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, entre outros.
Edmilson Luiz Verka realçou que foi uma honra estar presente nessa nova conquista da turma e frisou que os formados terão grandes oportunidades na área profissional, tanto para atuar na gestão de propriedades rurais quanto em empresas do setor.
“Essa é a terceira turma formada e já temos outra em andamento. Sabemos da importância do agronegócio e do quanto ele vem crescendo. Por isso, é uma satisfação contribuir com o setor por meio dessa parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais e o Sistema Faesc/Senar”.
O curso é totalmente gratuito e tem reconhecimento do MEC e do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA). Possui carga horária de 1.230 horas divididas presenciais (20%) e a distância (80%). Os encontros presenciais incluem aulas e visitas técnicas em propriedades rurais, o que permite aos alunos conhecerem a realidade do agronegócio de Santa Catarina. Os formandos recebem o diploma com a chancela do Sistema Faesc/Senar. A formação, em Santa Catarina, é coordenada por Kátia Zanela.