O Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) esteve entre os homenageados na última semana na solenidade do Programa Novos Caminhos, que abrange as comarcas de Caçador, Curitibanos, Fraiburgo, Lebon Régis, Porto União, Santa Cecília e Videira.
O ato ocorreu no auditório da UNIARP em Caçador e marcou uma das últimas cerimônias de encerramento das atividades de 2023, adiadas em função das chuvas que atingiram parte do estado no fim do ano passado. Dezenove jovens concluíram as formações e celebraram a conquista.
O supervisor regional do Senar/SC no meio-oeste, Jeam Palavro, representou o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, e recebeu o reconhecimento como membro da equipe técnica. O presidente do Sindicato Rural de Caçador, Edson Bertotto, também esteve entre os homenageados.
Participaram da solenidade o juiz André da Silva Silveira, diretor do Foro da Comarca de Caçador; a juíza Lívia Franco Rocha Cobalchini, titular da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da Comarca de Caçador; Gilberto Seleme, 1º vice-presidente da FIESC; Carlos José Kurtz, diretor institucional e jurídico da FIESC; Waldir Binotto, conselheiro da Fecomércio; Eliane Spricigo, da OAB/SC, subseção Videira; Lucas Burlin, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); e Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP.
Toda a equipe técnica do Programa Novos Caminhos, composta por profissionais que atuaram em 2023, foi homenageada, além dos jovens. O evento também contou com palestra com Álvaro Fernando, autor do livro “Comunicação e Persuasão – o poder do diálogo”.
Desde o início do programa, 13,5 mil matrículas foram efetuadas em cursos de educação básica e profissional, além de 1.191 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 519 empresas. A iniciativa oferece, ainda, atendimento odontológico, apoio psicológico e voluntários atuam nas mais diversas frentes para dar suporte aos 221 serviços de acolhimento do estado.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que é uma honra fazer parte de um projeto tão importante para o futuro de muitos jovens. “No ano passado, ofertamos três turmas de treinamentos na área rural para os jovens. Nosso objetivo é fortalecer a atuação no programa, contribuindo com a formação profissional e com o ingresso dos jovens no mercado de trabalho no segmento do agronegócio”.
SOBRE O PROGRAMA
O programa Novos Caminhos surgiu de uma parceria inicial da FIESC, do Tribunal de Justiça (TJSC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Foi nacionalizado por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já se organiza em outras unidades da Federação.
Após a FIESC, TJSC e AMC, se integraram ao programa como parceiros o Ministério Público (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG) e Centro Integrado Empresa Escola (CIEE).