A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/APTA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), realizou, entre os dias 1º de fevereiro e 9 de março de 2023, um levantamento das previsões de área e produção de culturas agrícolas no estado de São Paulo neste ano.
Foram levados em conta os dados de área, produção e produtividade no estado de São Paulo para comparar com os números obtidos na safra 2021/2022.
Os resultados do levantamento mostraram que a previsão para o setor agrícola paulista é otimista com dezenas de produtos com desempenho positivo em relação à área cultivada, produção e produtividade.
Um dos cultivos que merecem destaque é o amendoim, produto que apresenta evolução na expansão de área e na produtividade, consolidando, ainda mais, São Paulo como maior produtor nacional.
O levantamento realizado em fevereiro de 2023, que é o terceiro para a cultura do amendoim, apresenta resultados superiores aos da safra anterior, com aumento de 6% na produtividade.
As estimativas mostram área em produção 2,7% superior à safra anterior e previsão de produção de 724,1 mil toneladas, com alta de 8,9% em relação à safra 2021/22.
As cinco principais regiões de plantio nessa safra são Tupã, Marília, Presidente Prudente, Jaboticabal e Assis, que representam juntas 54,9% da produção paulista.
(Fonte: Canal Rural)