A Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) é uma das experiências analisadas no livro Sustainability Challenges of Brazilian Agriculture, que discute os desafios e oportunidades relacionados à agricultura sustentável no Brasil.
A obra foi organizada pelos pesquisadores Niels Søndergaard e Ana Flávia Barros-Platiau, da Universidade de Brasília (UnB), e Camila Dias de Sá, do Insper-SP.
O capítulo sobre o RenovaBio é assinado pelo diretor de Economia e Inteligência Setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Luciano Rodrigues, e pelo pesquisador do Insper Leandro Gilio.
Eles analisam o programa com foco no etanol, energético cuja produção está concentrada na região Centro-Sul do país e ocupa apenas cerca de 1% do território nacional no cultivo de cana e milho.
“O RenovaBio representa um avanço para o país, mas ainda há desafios para o aproveitamento das oportunidades que se desenham para os próximos anos, incluindo ajustes no modelo atual, incorporação de novas tecnologias e uma melhor adequação aos diferentes tipos de biocombustíveis”, destaca Luciano Rodrigues, que também é pesquisador do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia na Fundação Getúlio Vargas (OCBio-FGV).
Em vigor desde 2017, o RenovaBio é uma política de Estado que “instituiu uma ampla e complexa estrutura de reconhecimento das externalidades positivas dos biocombustíveis, pavimentando o caminho para sua futura produção no país, evitando o erro de experiências brasileiras anteriores”, explicam os autores.
Um de seus instrumentos é a emissão de créditos de descarbonização, os CBios. Na prática, cada CBio representa uma tonelada de CO2eq que deixou de ser emitida graças à substituição de combustíveis fósseis. Esses títulos começaram a ser emitidos em 2020 e, desse então, cerca de 95 milhões de toneladas de CO2eq deixaram de ser lançadas na atmosfera.
Estudo transdisciplinar
Ao todo, o ebook Sustainability Challenges of Brazilian Agriculture reúne 20 capítulos, desenvolvidos com contribuições de diversos pesquisadores.
A publicação traça uma perspectiva transdisciplinar sobre os problemas e caminhos por meio dos quais intervenções em vários níveis podem levar a soluções sustentáveis no setor agrícola e pecuário brasileiro.
São análises que avaliam experiências existentes de intervenções de governança, implementação de práticas de produção inclusivas e sustentáveis, entre outras.
Para acessar o conteúdo, clique aqui.